quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cuidados com a pele do rosto

Meninas, hoje vim falar sobre cuidados com a pele do rosto. Desde bem novinha tive problemas com acne e a minha pele sempre foi muito oleosa, o que fez com que eu começasse a me consultar com dermatologistas desde pequena.  A acne diminuiu bastante, o que mais me incomoda hoje são os cravinhos!! Procurando nos arquivos do notebook não encontrei nenhuma foto antiga pra mostrar como era o meu rosto antes de iniciar os tratamentos e nem tenho muitas fotos sem make, porque quando a minha pele estava bem feia foi quando eu comecei a usar maquiagem.. Mas vou procurar nos CDS de fotos que estão guardados e, se eu achar, atualizo aqui.
Então, hoje em dia eu tenho uma série de cuidados com o meu rosto e posso dizer que a minha pele melhorou MUITO, quase 100% mesmo. Menos oleosidade, quase nenhuma espinha e menos cravos! Mas isso tudo com muito sacrifício, cosméticos que não deram certo comigo, dias de preguiça quando chego tarde e ainda tenho que fazer o ritual para limpar a pele, sem falar dos dias em que fiquei com a pele bem vermelha, porque fico com a pele irritada com muita facilidade!!
Ao longo das minhas consultas, tirei algumas dúvidas com a minha dermatologista e tentei reunir num “Perguntas e Respostas” pro Blog! Confiram:
1)      Qual a rotina de cuidados que até a pessoa mais preguiçosa do mundo tem que ter?
Lavar o rosto é essencial e deve ser feito com um sabonete específico pra sua pele. Lavar pela manhã, hidratar a pele e depois passar protetor solar é a rotina mais simples, mas que já ajuda bastante. Pra quem tem um tempinho, é muito bom que se reaplique o protetor na hora do almoço, principalmente quem tem a pele oleosa ou quem fica muito exposto ao sol. À noite o uso do demaquilante é essencial pra reitrar toda a maquiagem e depois lavar o rosto e aplicar de novo o hidratante antes de dormir.

2)      Produtos industrializados tem o mesmo efeito dos manipulados?
Sim, a diferença é que nos manipulados  os dermatologistas escolhem quais os ativos mais apropriados pra cada paciente e podem unir vários deles para várias necessidades em um mesmo manipulado. Mas vale lembrar que os industrializados, muitas vezes, tem compostos super modernos e inovadores, fazendo deles ótimos produtos. Minha dermatologista sempre me indica os cosmecêuticos da Vichy, La Roche e Roc, que são fáceis de encontrar nas farmácias.

3)      Para que servem os tônicos?
Os tônicos ajudam a prevenir e diminuir a oleosidade e são ótimos pra serem aplicados antes da maquiagem. Alguns ajudam também na contração de poros.

4)      A partir de que idade devemos usar os cremes anti-idade?
A partir dos 25 anos existem ótimos  cremes, principalmente os que tem vitamina C na fórmula (antioxidante).

5)      Como as branquinhas podem ficar queimadas de sol no verão?
Nem as branquinhas e nem as moreninhas podem se expor ao sol sem protetor solar. O ideal é ir à praia pegar o sol da manhã, de antes das 10 horas pra evitar problemas de pele.

6)      Qual a ordem certa de produtos pro rosto antes da make?
Lavar o rosto com o sabonete adequado, esfoliante (uma vez na semana), tônico (pra quem tem pele oleosa), hidratante, protetor solar e primer.

7)      Posso usar make todos os dias?
Poder, pode... Mas não é bom! A pele precisa ‘respirar’, a make cobre os poros e impede essa respiração. Mas tem gente que não sai de casa sem maquiagem ou porque precisa para trabalhar ou porque não gosta mesmo. Então o melhor é seguir sempre o ritual de limpeza da 1ª pergunta.

8)      O que é indispensável no inverno?
Todos os cuidados com a pele falados nas perguntar acima são muito importantes, mas indispensável nesse inverno é o hidratante. Tanto para pele quanto para lábios, que costumam ressecar muito.

9)      E o indispensável no verão?
Sem dúvidas, o protetor solar! Vale investir num protetor contra os raios UVA e UVB com FPS de no mínimo 25. As pessoa que tem tendência acneica ou pele oleosa, devem procurar um protetor que seja oil-free, fácil de encontrar nas farmácias também.

Me contem, quais os cuidados de vocês? Se ainda ficou alguma dúvida, coloquem nos coments ou mandem email que eu respondo!! Posso ter esquecido de dizer alguma coisa.. rs
Em breve terá post com meus produtos indispensáveis e também outros que são bons e baratos, que eu já testei e aprovei! Fiquem ligadas!!!

Beijos!

13 comentários:

  1. Ju,
    Excelente!!!!
    Todos temos mesmo que cuidar da pele!
    Alias, um bom cuidado evita ate possiveis cirurgias no futuro...quem tem cuidado ao tomar sol no rosto, por exemplo, tem menos rugas, "pes de galinha", etc. Muito legal vou explorar esse assunto!
    Parabens de novo!!! Great post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo que eu tava querendo eram dicas como essas... Adoreii Ju ;)) Por sinal, preciso de uma dermato, se puder indicar.. beeijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, super completo!
    Saber a gente até sabe, mas oooo que preguicinha que bate...rs
    Bjoks!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoramos o seu blog,achamos maravilhoso e já estamos seguindo.
    Glorinha e Rogerio Rinaldi
    Criadores do brinco ícone Like
    http://sbrincos.blogspot.com
    ótima quinta amiga.

    ResponderExcluir
  5. pra mim, que soi branquinha, o protetor solar é indispensável!
    beeeijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as diquinhas!

    www.regatabranca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Maravilhooooso o post.. Muito esclarecedor!
    Cuidados com a pele são fundamentais!!
    Adoreeei!
    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Ótimas dicas mesmo... cuidar da pele do rosto é fundamental... amanhã tenho dermatologista.... (ai meu bolso!) (Dani)
    Passe sempre lá no blog Mon amie m’a dit.... e também todos os seus seguidores. Sigam a gente! Deixem seus comentários...
    Post: Achados imperdíveis e O que elas têm na cabeça?
    Bisous,
    Dani e Bia

    http://monamiemadit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie. adoreii esse post! Estou tomando vários cuidados com minha pele que é branquinha demais...vale a pena cuidar , o resultado final é ares de saude...hehehe. Obrigada pela visita no Beleza Propria.

    http://beleza-propria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. amei as dicas
    mas sou preguiçosa
    só algumas coisas dá pra fazer haha
    kisses

    ResponderExcluir
  11. obrigada pelo comentario
    esou seguindo
    segue o meu
    quantotempootempotem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que quase não cuido da minha pele, só lavar mesmo. Ela não é muito oleosa, só no nariz, aí fica com cravinhos e pequenas espinhas, continuo lavando todos os dias que elas somem.
    Ótimas dicas, adorei o blog!

    Tem um sorteio lá no blog de um brinco lindo da Maison Jolie, participa!
    E TEM POSTAGEM NOVA:

    http://chicfutileutil.blogspot.com/

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  13. nossa sou viciada em produtos de pele!! e acho q devemos ter mto cuidado , principalmente com o rosto né!

    adorei as dicas!!
    bjinhooss

    ResponderExcluir